Jimi Hendrix
Jimi Hendrix é um dos mais importantes nomes da história do rock e uma de suas figuras mais coloridas e interessantes. É também um dos mais influentes músicos de todas as épocas. Ambidestro, tocava a guitarra de forma peculiar, como se fosse canhoto, porém sem inverter a posição das cordas do instrumento. Em 1965,Jimi formou seu próprio grupo, Jimmy James & The Blue Flames, depois de passar uma temporada tocando na banda de apoio de Little Richard. Guiado por Curtis Knight, descobriu a cena musical e cultural de Greenwich Village, o bairro boêmio de Nova York, onde foi descoberto por Chas Chandler (baixista dos Animals) e levado para Londres. Chandler mudou seu nome para Jimi Hendrix e tratou de formar uma nova banda para ele, um power trio, com Jimi na guitarra e vocais, o baixista Noel Redding e o baterista John “Mitch” Mitchell.
O Jimi Hendrix Experience tomou Londres de assalto com um som diferente de tudo o que se conhecia. A música da época já era revolucionária por si, experimental ao extremo, e o som de Hendrix era uma revolução dentro de outra, alterando conceitos, mudando tudo o que se conhecia de rock/pop/soul/rhythm & blues. Jimi foi o primeiro super astro negro do rock. A época era de tensão racial e a superação da barreira do preconceito conseguida por Hendrix deve ser revelada até pelo prisma histórico.
A revelação do Jimi Hendrix Experience na América se deu no Monterey Pop Festival em 1967, o primeiro dos grandes festivais de rock.
A edição de seus dois primeiros álbuns (Are You Experienced ? e Axis: Bold As Love) projetaram o grupo definitivamente. Porém, ao mesmo tempo, Jimi mergulhou fundo nas drogas, abusando principalmente do LSD, o ácido lisérgico. Em setembro de 1968 o Jimi Hendrix Experience lançou seu projeto mais ousado e ambicioso, o álbum Electric Ladyland, que foi também o de maior sucesso e crítica.
Em seguida ao Festival de Woodstock (agosto de 1969), Hendrix desfez o Experience. Daí veio o Band Of Gypsys, bom Billy Cox no contrabaixo e Buddy Miles na bateria. O último álbum de Jimi, Cry of Love, foi gravado com Cox no baixo e Mitch Mitchell na bateria, porém antes de ser editado, Jimi morreu em 17 de setembro de 1970, aos 27 anos. Sua morte nunca foi totalmente esclarecida mas segundo o médico legista, Hendrix morreu dormindo, asfixiado com o próprio vômito, em consequência de uma noite de bebedeiras.
Um grande ícone do rock , pai da guitarra que superou os limites do racismo mas foi superado pela desgraça das drogas . Talvez vocês leitores tenham vencido muitas coisas que os fizeram superar limites e grandes barreiras , mas como humanos se deixaram levar por pequenas coisas , não se tratando de drogas especificamente mas levando em conta amores não correspondidos , falta de carinho , solidão e etc... O que eu quero deixar para vocês é simples ! Um verdadeiro guerreiro pode perder a batalha , mas mesmo assim o seu foco é voltado na vitória da guerra .
NUNCA DESISTA.
Todo o mérito a Felipe Gomes .